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PLC – 7956 / 2010

Obrigará a instalação de postos de atendimento das empresas de telefonia, como forma de facilitar a solução de problemas dos consumidores.

O projeto obriga a instalação de postos de atendimento das empresas de telefonia. As instalações físicas dos postos devem ser alocadas e divididas por regiões. Sendo que cada uma será responsável por área específica, de forma a facilitar a prestação do serviço. Cada região de atendimento poderá compreender diversos municípios, devendo observar o limite máximo de até mil clientes por área. Fica vedado a essas empresas a restrição de serviços de atendimento ao consumidor que será disponibilizado nesses postos físicos. É proibido, ainda, a discriminação de atendimento entre as regiões. Ou seja, todos os consumidores devem ser atendidos de forma justa e equânime e nenhum problema ou região receptora desse serviço poderá ser preterido em detrimento de outro. A empresa que desrespeitar a presente disposição legal estará sujeita à aplicação de penalidade, a ser definida pela autoridade competente. Segundo o deputado, o projeto tem em vista o fato de que os consumidores gastam horas e horas esperando por um atendimento eficiente nos callcenters das empresas de telefonia. Infelizmente esse serviço de atendimento via telefônica não tem cumprido com o objetivo de prestar um auxílio eficaz ao consumidor. Com isso, o serviço acaba por ser um dos piores do mundo. A melhor forma de promover o desenvolvimento dessa área é torná-la mais específica possível. Assim, especializando as centrais de atendimento e tornando-as cada vez mais acessível ao cliente, com a implementação de unidades físicas de atendimento, o suporte ao consumidor será mais eficiente.

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