Google– ou –

PLC – 7727 / 2010

Concederá às servidoras públicas e trabalhadoras da iniciativa privada com mais de 30 anos, assim como as empregadas domésticas, uma folga anual para realização de exames preventivos de controle do câncer de mama e do colo de útero.

O projeto concede às servidoras públicas e trabalhadoras da iniciativa privada com mais de 30 anos, assim como as empregadas domésticas, uma folga anual, para realização de exames preventivos de controle do câncer de mama e do colo de útero. O direito à folga anual será concedido às empregadas da iniciativa privada e às trabalhadoras domésticas após o término do período experimental. As despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão por meio de recursos orçamentários próprios. Segundo o deputado, o projeto tem por objetivo colaborar com a conscientização da prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade entre as mulheres, além de ser o mais temido por todas elas. Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. É inadmissível que nos dias atuais, seja por desinformação ou falta de diagnóstico precoce, tantas vidas sejam ceifadas, razão pela qual se torna de fundamental importância a criação de mecanismos de conscientização sobre os fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de mama e do colo do útero. Fora as estatísticas alhures mencionadas, importa ressaltar que o câncer de mama é uma patologia de evolução lenta, possuindo fases pré-clínicas detectáveis que possibilitam tratamento adequado e cura Para o deputado, oportunamente, corroboram com a presente proposição os resultados de diversas pesquisas que concluem ser pertinente, no caso das mulheres assintomáticas e sem histórico familiar, fazer os exames anualmente, sendo que quando há fatores de risco, essa rotina deve ser modificada. Considerando que prevenir significa reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer, a presente iniciativa vem com o fito de massificar tais informações, promovendo a prevenção, a detecção precoce de tais tipos de câncer prevalentes, contribuindo com a assistência para reduzir os níveis de mortalidade.

Votos dos cidadãos

265 votos, 194 sim, 71 não

Filtrar gráficos

MasculinoFeminino

Classificação do cidadão para este projeto

2 classificações
0%
0%
0%
0%
50%
50%

5 comentários

1119312049

Aline Cristina PaviaNão

Pra isso não existe atestado médico?

100000791554903

Marcos SchirmerNão

Faz o exame e leva a declaração de comparecimento/atestado no trabalho, ou seja, projeto inútil. Divulgação/educação pode ser feito de maneira muito mais eficiente.

100005967811515

marc zedNão

E o cancer de prostata, tem dia?

Brasil cara pintada

Cicero Emerson SouzaSim

Concordo, mas como o cidadão Eliphas Siqueira comentou nem sempre os exames são feitos no mesmo dia, deveria ser estendido o prazo !!!!

1693531735

Eliphas SiqueiraSim

Acho, ainda, que este prazo pode estender-se para o dia em que o exame for realizado. Muitas vezes não é possível realizá-los todos no mesmo dia.