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PLC – 6773 / 2010

Incluirá no currículo escolar do segundo grau a disciplina “Organização dos Poderes”, para que os alunos possam compreender como funcionam os três poderes constituídos do Estado.

O Projeto de Lei incluirá no currículo escolar a partir do segundo grau, a disciplina “Organização dos Poderes”, que terá conteúdo elaborado pelo Ministério da Educação, com aulas ministradas uma vez por semana, por 1 (uma) hora, durante um ano, por professores com capacitação comprovada nessa área. O Deputado acredita que importante que todos os cidadãos entendam e participem dos moldes estabelecidos pela democracia representativa junto às instituições de poder, necessitando, assim, educar o povo fazendo com que ele tenham real juízo e discernimento sobre a importância de cada uma das funções dos poderes constituídos do Estado. O momento para a educação desta disciplina é justificado pela idade dos alunos, que já se aproximam da aquisição do Titulo de Eleitor, e com isso, perto de decidir sobre sua representatividade no país. ARQUIVADO: fim da legislatura do autor.

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56 comentários

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Aline ZarurNão

Já existe isso

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Andressa GabrieliNão

Não faz sentido, organização dos poderes é algo que está (ou deveria estar) incluído na matéria de sociologia, que os alunos já tem aulas (ou deveriam) a partir o 1 ano do ensino médio. Criar uma disciplina só pra isso inflaria ainda mais o currículo escolar. Mais fácil criar um projeto de incentivo aos professores de ciências sociais a trabalhem isso mais a fundo com os alunos...

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Carolina NunesNão

A gente tentando acabar com o ensino disciplinar e esses caras que não sabem nada de educação vem querer acrescentar mais disciplinas.
Realmente, esse conteúdo é importante, mas, não uma disciplina fechada. Por favor, né...

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Lena GazzanaSim

Sim e também dizer que o estudo do ideólogo Gremsci é proibido por tentativa de lavagem cerebral.

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Felipe SerpaSim

A lei forçaria as editoras a adaptar os livros didáticos das disciplinas que tem relação com o conteúdo, como o que está acontecendo com a História e Cultura Afro-brasileira, que está sendo gradativamente inserida nos livros.

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Felipe SerpaSim

Na realidade sou a favor da inserção do tema no currículo, mas não através de uma disciplina específica. O currículo do Ensino Medio já está extremamente sobrecarregado. Sou sim a favor da inclusão do tópico no ensino das disciplinas de História, Geografia e Sociologia. Na minha opinião o texto da lei merece aperfiçoamentos, pois quem a escreveu parece não ser do ramo da Educação e não sabe que cada aula só tem 45 ou 50 min. A ideia é excelente, mas carece de debate e melhoramentos para uma implementação efetiva.

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Jean Lennon

Além disso, deveria incluir os direitos humanos

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gabriel souzaSim

muito bom

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Guilherme MartinsSim

Eu só fui aprender isso na minha graduação em engenharia (na disciplina de direito para engenheiros)...
Isso tem que ser ensinado desde cedo, assim que entrarem na idade de votar!!!

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Alex LimaSim

Sei que muitos irão criticar, mas ... Quando era estudante do ensino primário, e antigo segundo grau, hoje ensino médio, havia disciplinas chamadas: Educação Moral e Cívica (OMC) e Organização Social e política do Brasil(OSPB) ,Artes Plásticas, Educação Musical, etc, mas como a ideologia socialista se dissiminou nas nas universidades e o pessoal formado , ou doutrinado, pró ditaduras de esquerda foi se infiltrando nso meios acadêmicos, principalmente no sistema de educação, e por acharem que essas matéria eram coisa da ditadura de militar, trataram de retirar essas disciplinas da grades, e hoje está ai desse jeito, uma porcaria de ensino, ninguém sabe sequer o Hino Nacional, os símbolos nacionais, nada sobre a cultura , nada sobre a organização política do País,Nada se ensina sobre estruturas do poder, como são elaboradas a s leis, etc . E Enfim, nada que permita ao cidadão entender onde ele vive. Mas, aumentaram a carga horária que os estudantes passam na escola, porém diminuiram o conteúdo e prncipalmente a qualidade do que é transmitido nas aulas. E os professores, lembro ainda os nomes deles, todos se diziam pró comunismo, petistas na sua maioria. Muitos, ao invés de lecionar ficavam apenas falando das maravilhas de CUBA e da Rússia, sem nunca terem pisado lá. Mas, diziam ainda, que no dia que o PT chegasse ao poder, ahh o Brasil iria dar um salto. Deu sim, para no abismo de vez!Pobres professores, se ganhavammal e recalmavam a época, devem ter morrido de fome se não arranjaram uma boquinha nos sindicatos e nos partidos políticos.

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Mauricio Rotta

É só aplicar a idéia em alguma disciplina q ja exista, não precisamos de outras grades escolares, só precisamos que os professores tenham liberdade e incentivo para trabalharem como quiserem ensinando o certo e não o que o governo quer q seja ensinado

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Leandro IlekNão

Isso é passado em filosofia e sociologia no ensino médio. Provavelmente em geografia no fundamental e médio também. 1 disciplina só para isso???

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Humberto SantiagoSim

Aqueles que tem mais de 35 anos sabem que existiu nas escolas a matéria de OSPB (Organização Social e Politica do Brasil) a qual foi extinta do currícular pela "Reforma Educacional" por ser julgada como espólio do governo militar. Mas na minha opnião com ou sem ditadura havia-se pelo menos a clareza quando a organização dos poderes.

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Hilda LealNão

Tem que mudar tudo, não é incluindo isso e aquilo que vai melhorar. Desperdício.

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Nereida SilveiraSim

Não deve se restringir a isso. Deve ter uma abordagem mais clara e explicativa do funcionamento do Estado e do exercício de cidadania.

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Jonas NascimentoSim

É a repetição da OSPB, Organização Social e Política, ministrada obrigatóriamente nas escolas e Universidades que foi retirada no advento da Nova Democracia por ter sido adotada no período do regime militar.

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Juliana MoraesNão

História e Geografia estão aí pra isso gente... o que falta são professores capacitados, apenas.

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Marina PaolilloNão

Para isso já existe a parte Política em Filosofia, já obrigatória em todo o Ensino Médio. A obrigatoriedade de matérias como essa coloca em risco a imparcialidade de ensino, tornando-se alvo fácil de manipulação dos jovens menos críticos.

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Joezio Pinto Dias

Deveria colocar a constituição como matéria obrigatória. Assim como português e matemática.

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Lena GazzanaSim

Sem dúvida e é urgente. O estudo da constituição é de extrema importância. Os alunos devem ter conhecimento de que todo o direito nos leva a uma obrigação. Se o professor for preparado deixará isso bem claro.

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